Pular para o conteúdo principal

Estudantes da USP


      Estamos vendo o que na época do governo militar mais se fazia: polícia nas universidades.
      O que afinal de contas os “estudantes” da USP estão querendo? Em princípio é preciso saber se são mesmo estudantes. Pelas faixas escritas por eles nota-se  que em português, pelo menos, não seriam aprovados.
      Muita gente ficou chateada quando um certo deputado disse que a entrada para a USP seria um passaporte para a maconha. Será que ele está equivocado?
      O Estado se ver diante de um imbróglio jurídico de natureza complicada quando aceita que em seu território grupos se instalem e se isolem inclusive proibindo a atuação desse mesmo Estado permissivo, diga-se de passagem.
      Como se não bastasse a interferência sutil de países estrangeiros, cedemos espaço para um grupo que toma para si o direito de representar todos os estudantes da maior universidade pública do país. É preciso dizer que é uma minoria de jovens arruaceiros, despreparados, muitas vezes mimados pelos pais e até mesmo pelos professores. Nesse grupo têm os partidos político de pouca expressividade campo fértil para a disseminação de suas idéias desatualizadas além de esdrúxulas.
      O Estado, mesmo diante da desarmonia gerada no campus universitário – agora faz sentido a palavra campus: campo de batalha, não de idéias, mais de força mesmo – ver-se impedido de restabelecer a segurança quando a polícia militar é acionada e não pode entrar nesse bendito campus para impedir que os tais “estudantes” perpetuem com o caos gerado no interior da universidade.
      Quem viu as imagens do protesto e o que eles reivindicavam, sabe logo de cara tratar-se de desajustados, e talvez o deputado tenha mesmo razão. Idéias desconexas, pleiteando mais liberdade, a não privatização da USP e mais algumas asneiras.
      Livres já o são, pelo menos para desrespeitarem as instituições e depredarem o patrimônio público construído à custa do suor dos brasileiros que pagam impostos.
      O que mais querem eles? Não está na hora de pedirem ajuda para que a mesmo universidade ofereça tratamento para dependentes químicos e das idéias ridículas?
      Onde está a falha?
      Em primeiro lugar há que se considerar um aspecto de relevada importância: os governantes de hoje, reitores, professores, políticos em sua grande maioria, eram os tais “estudantes” da época do governo de um militar. Isso é importante lembrar. Todos eles eram contra a ordem instituída, as instituições e em contrapartida levaram, muito pouco dos que dizem, bordoadas da polícia para se ajustarem.
      O tempo passou! Aproveitaram-se desses episódios esporádicos da época e os brasileiros de poucas idéias o aceitaram de volta com os braços abertos e os colocaram no poder. Até aí, tudo bem! O problema é que esqueceram de que os fatos históricos repetem-se ao longo dos tempos; outros personagens, outro “campus” de atuação, enfim. Aprenderam mesmo a lição do “se dar bem”, e desse tipo de mau exemplo o Brasil está cheio.
      Hoje, pagam na mesma moeda. E o pior de tudo, usam os mesmos recursos que repudiavam veementemente na época dos anos dourados: a velha e conhecida Polícia Militar.
      Será que pelo menos agora eles compreendem que as polícias agiram e agem em função de Estado e não de governo? Será? Será também que diante dos seus travesseiros não estão revendo os conceitos tão naturais e necessários à época dos milicos? Será que não conseguem vislumbrar que as mesmas artimanhas dos políticos civis daquela época não são bem parecidas com as que os “estudantes de outrora” usam hoje? Se a universidade não lhes serviu de escola, pelo menos serviu de ambiente propício para “fumarem outras idéias” e por isso mesmo são os exemplos para essa parcela sonhadora. Sonham encharcados na fumaça produzida pelos CANNABIS que inSATIVA a indisciplina e o mau exemplo.
      Quem sabe agora a própria USP reveja alguns conceitos!   O primeiro deles é escolher melhor quais os estudantes que podem representá-la, pois uma universidade que pretende alçar vôos mais altos só pode conseguir através de esforços que podem ser melhores exemplificados com brasileiros da estirpe do Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão e não da turma das “ideologias esfumaçadas”. O segundo é entender que em país de indisciplinados o remédio é disciplina.
   Disso tudo podemos concluir com uma dúvida: será que os “estudantes” da USP de hoje também retornarão depois para que os brasileiros que não estudam atentamente a história neles vejam a solução para os seus problemas? Vamos repetir tudo de novo? DEUS NOS LIVRE.
“As revoluções, como os vulcões, têm os seus dias de chamas e os seus anos de fumaça.  -  Victor Hugo

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLHJZ_sF-qToN3djREQ0vWYgatTPzO9Zfb0xxnlhEuCSW41HXZ
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4qbztpSxs6JebzwwF7UXJiC11FHBdLw4nSZnlWW2Qbph9LFEc
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTEz1N53mBKI1x04bj81ekVGpci86tGkinbet-Msxq9CeUGNtQraQ
      http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQeK0P25KtEuYlbWunjzvvfV0zuTd5tjIevekM4BskMDYyYeOlP

Comentários

Denise Carreiro disse…
Quando vi essa manifestação, me peguei pensando como vc, qual a representatividade destes estudantes? Lembro-me q a pouco tempo houve um impasse de ideias, quando do assassinado de um rapaz, estudante da USP, q saia de um caixa eletrônico. Quem estará com a razão? Quem ganha no berro?

Postagens mais visitadas deste blog

O carteiro e o defunto

Em 2 de novembro, comemora-se o dia de finados. Percebo claramente a contribuição dada pelos antigos cristãos para a formação das novas palavras de um determinado idioma. No nosso caso, o velho Português. Neologismo lexicografado já é indício de que a palavra pode e deve ser inserida nos dicionários. Isso prova que nova palavra foi aceita. Fiz um arrodeio para dizer que a palavra finados vem de fim. Fim mesmo, visto que os cristãos portugueses acreditavam em Deus até o momento da morte. Depois disso.....bom, o resto é dúvida. O mais provável é que seja realmente o fim. Em se tratando do dia de finados lembrei-me de Balsas. E nessas lembranças me vieram à cabeça os mortos que deixei por lá, enterrados no Cemitério da avenida Catulo, conhecida antigamente pelo apelido de Praça dos Três “C”, visto concentrar naquela área, em convivência pacífica, o cabaré, a cadeia e o cemitério. Diziam que o camarada aprontava no cabaré e logo estaria preso pelo Soldado Ribamar Quiquiqui. Depo

PROFESSOR JOCA REGO

Hoje é o dia do professor. Monteiro Lobato afirmou que "um país se faz com homens e livros". Ele estava corretíssimo. No entanto, para dá ênfase à importância desse profissional eu me atrevo a complementar a frase do ilustre criador do Sítio do Pica Pau Amarelo e afirmar com todas as letras que UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS, LIVROS E PROFESSORES.  Sei que é muita pretensão da minha parte acrescentar algo no que já é perfeito. E para homenagear os mestres nada mais justo do que relembrar os que passaram por nossas vidas. Escondida quase no "Rabo da Arraia" (observe o formato do mapa do Maranhão e veja a semelhança com uma arraia),  talvez ocupando mesmo a posição do órgão excretor, Balsas, ainda que pequena e simples possuía os melhores professores do nosso mundo. E não é firula. Na imagem do bloco verifica-se aquele que pode representar todos os outros mestres balsenses: João Joca Rego Costa Junior, mais conhecido como Professor Joca.  O professor Joca en

Cracolândia, pode?

   Cracolandia! Você já ouviu falar nessa palavra, que em princípio pode até soar bem no ouvido de alguns que colocam o nome de seus filhos como Maurilândia, Orlândia? Já ouviu falar em algum nome assim? Eu ouvi. Afinal, sou nordestino!    Pois é, esse maldito nome vem da junção de “crack” , que não é o caso do atleta acima do normal, não, é a droga mesmo, aquela produzida com a mistura da pior parte da cocaína com bicarbonato de sódio e do sufixo “landia”, que quer dizer cidade, portanto, o significado será “cidade do crack”. Tem coisa pior do que isso? Pois bem esse lugar existe e fica aqui no centro da bela cidade que encanta e desencanta a todos nós: SAMPA. Sabe onde fica Sampa? Caetano Veloso sabe! Pergunte a ele. No cruzamento da São João com a Ipiranga é só seguir o rumo que quiser que você verá a cena mais horripilante que se pode imaginar. Nem Virgílio levaria Dante a lugar de tamanho horror. Acredito que as drogas produzidas na Velha Bota de 1300 d. c. não produziriam ta