Pular para o conteúdo principal

Hoje é dia do Circo


Hoje é o dia do Circo e do artista circense e cada um de nós tem algo a falar sobre o circo.
Em se falando em Circo fatalmente me veio a lembrança de Balsas, cidade do sul do Maranhão, distante da capital em quase 900 km. A estrada era a Transamazônica, BR 230, construída no governo dos militares. No povoado Orosimbo pegava-se a esquerda e seguia por rodovia estadual até chegar a São Luis. Antes da construção da Transamazônica,  não havia estrada, eram caminhos por onde os carros se aventuravam até chegar àquele ponto esquecido do estado do Maranhão. E o que isso tem a ver com o circo? Tudo. Apesar das enormes dificuldades de transporte por lá chegavam circos para animar a população tão ávida de novidades. Hoje eu fico imaginando o sacrifício que esse aventureiros enfrentavam para chegar aonde eu estava. Só para me mostrarem o circo. Eu e os outros moleques da cidade. Só para que se tenha uma idéia de Balsas a Mangabeiras são aproximadamente 86 km e quando chovia gastava-se até 11 horas para percorrer esse trecho. E o circo chegava.
Lembro-me muito bem do Gran Bartollo Circo, majestoso prédio de lona, instalado bem no meio da praça Gonçalves Dias, mais conhecida como praça da prefeitura. Carros enormes e pintados de forma diferente das que nós conhecíamos, animais, anões e as mulheres bonitas que faziam malabares diante dos palhaços que em altas pernas de pau faziam a chamada do primeiro espetáculo através de um megafone e em altos berros diziam:
- Hoje tem espetáculo.
E nós acompanhando gritávamos:
- Tem sim, senhor.
Era uma festa só. A cidade só falava em circo. Cada pessoa enaltecia aquilo que mais chamava sua atenção. Eu gostava mesmo dos palhaços. Dava cada gargalhada que ficava com dor de barriga.
O problema era na hora de entrar. Cadê o dinheiro para pagar?  Os filhos das pessoas mais aquinhoadas entravam pelo portão principal com toda elegância do mundo e nós, filhos de pobres ficávamos andando ao redor do circo só esperando um "vacilo" dos vigilantes para "darmos o bote" entrando por baixo da lona. O nome que se dava para essa peripécia era “varar o circo”. Era só o vigilante "dar bobeira"....varava um, dois, três, até que alguém fosse pego. E aí era o maior vexame! O pior mesmo é quando o garoto já estava sentado no “galinheiro” que eram as arquibancadas das pessoas que pagavam ingresso mais barato, e de lá era retirado à força e o pior: fazia parte do espetáculo. Todos ali olhavam a cena.  Quem queria ver tudo de perto pagava ingresso para as cadeiras. Nós não estávamos lá para brincadeira; queríamos mesmo era entrar no circo. Alguns meninos ficavam de um lado chamando a atenção dos “bate-paus”, como eram chamados os vigias, enquanto outros conseguiam entrar por outro lado.
Depois de haver conquistado o "merecido lugar",  os olhos brilhavam diante de tanta novidade. Cada garoto curtia à sua maneira o espetáculo. Os adultos riam como crianças. Era o circo em Balsas. Enfim, o progresso chegava lá através do circo.
Hoje, tenho saudade dos grandes e pequenos circos que passaram por Balsas e por vezes me pego sem querer a responder o chamado que o palhaço fazia: - “tem sim, senhor”.
Viva o circo, viva o artista circense, viva a alegria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Carteiro e o Defunto - republicação

Em 2 de novembro comemora-se o dia de finados. Percebe-se claramente a contribuição dada pelos antigos cristãos para a formação de novas palavras em um determinado idioma. No nosso caso, o velho Português. Neologismo lexicografado já é indício de que a palavra pode e deve ser utilizada.  Fiz um arrodeio para dizer que a palavra finados vem de fim.  Fim mesmo, visto que os cristãos acreditam em Deus até o momento da morte. Depois disso.....bom, o resto é dúvida. O mais provável, para a maioria dessas pessoas, é que seja realmente o fim. Nos dias de finados lembro-me de Balsas. Nessas lembranças me vem à cabeça os mortos que deixei por lá, enterrados no Cemitério da avenida Catulo, conhecida antigamente pelo apelido de praça dos três “C”, visto concentrar naquela área, em convivência pacífica e ordeira, cabaré, cadeia e cemitério. Diziam que o camarada aprontava no cabaré e logo seria preso pelo Soldado Ribamar Kikiki. Depois de morrer de fome na cadeia o corpo seria levado a

Soldado Ribamar Quiquiqui

Fico observando as notícias sobre violência e cada vez mais me convenço de que lugar tranqüilo mesmo era Balsas-MA, até o início dos anos 80. Calma! Você também pode ter o seu lugar tranqüilo. O meu era o balsinha de açúcar. Quem viveu do início dos anos 80 às décadas mais remotas, há de concordar comigo sobre essa conclusão. Naquela época, pelo menos a que me lembro, existia em Balsas uma pequena delegacia de polícia, cujo cargo de delegado era exercido por um sargento da gloriosa Polícia Militar do Estado do Maranhão. O Sargento João foi o primeiro de que me lembro e o segundo e muito mais atuante era o Sargento Soares. Auxiliando o delegado nas tarefas, um pequeno efetivo de Soldados, dentre os quais se destacava o Soldado Ribamar, oriundo da antiga Guarda Municipal, bastante conhecido do povo balsense, principalmente pelo jeito peculiar de agir quando alguém era preso na Cadeia Pública. Era o Soldado "quiquiqui". Não estranhe. Soldado de Polícia, Ribamar era ma

Cracolândia

   Cracolandia! Você já ouviu falar nessa palavra, que em princípio pode até soar bem no ouvido de alguns que colocam o nome de seus filhos como Maurilândia, Orlândia? Já ouviu falar em algum nome assim? Eu ouvi. Afinal, sou nordestino!    Pois é, esse maldito nome vem da junção de “crack” , que não é o caso do atleta acima do normal, não, é a droga mesmo, aquela produzida com a mistura da pior parte da cocaína com bicarbonato de sódio e do sufixo “landia”, que quer dizer cidade, portanto, o significado será “cidade do crack”. Tem coisa pior do que isso? Pois bem esse lugar existe e fica aqui no centro da bela cidade que encanta e desencanta a todos nós: SAMPA. Sabe onde fica Sampa? Caetano Veloso sabe! Pergunte a ele. No cruzamento da São João com a Ipiranga é só seguir o rumo que quiser que você verá a cena mais horripilante que se pode imaginar. Nem Virgílio levaria Dante a lugar de tamanho horror. Acredito que as drogas produzidas na Velha Bota de 1300 d. c. não produziriam ta