Pular para o conteúdo principal

Conselho de Ética no Senado?

   Quando se fala em ética vem logo na mente a maneira mais limpa de alguém se portar em um ambiente social. Quando se fala em conselho de ética remete-nos a um órgão que julgará alguém que não se comportou conforme a ética. Até aí, tudo bem.
   Dentro dessa linha de raciocínio, natural a todos nós, acredito, reles mortais, não poderia deixar passar em branco de elogiar a "postura firme" que os senadores da República LOBÃO FILHO, GIM ARGELLO, CIRO NOGUEIRA, RENAM CALHEIROS e ROMERO JUCÁ, representantes dos interesses dos Estados na Federação, por haverem se portado da forma mais "ética possível" quando se negaram a presidir o Conselho de Ética para  apurar o comportamento do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) diante do possível envolvimento do mesmo com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Um por um, nessa sequencia, abdicou do direito de julgar um "colega".
   Muita gente deve estar se perguntando o motivo de ter dado ênfase positiva a esse fato e eu lhes respondo devolvendo uma outra pergunta: será que esses cinco senadores teriam qualidades éticas para apurar qualquer coisa relacionada a ética? Se você respondeu que sim, qual o motivo deles haverem declinado tão sublime missão? Se respondeu que não, corrobora com a minha opinião de que eles agiram de forma ética ao assumirem publicamente não terem ética para julgar.
   A culpa é deles? Em parte sim. E na quase totalidade é nossa quando votamos nesses carentes de qualidades morais para nos representar e também aos Estados. 
   O Estado do Maranhão é contumaz em eleger gente desse naipe: Lobão (pai), Roseana Sarney e outros tantos que nem precisamos lembrar, não é mesmo, senador Sarney?
   Romero Jucá, líder do governo até pouco tempo, é outro que a população de Roraima tem que averiguar mais de perto. Renam Calheiros! Esse nem precisa enaltecer suas "qualidades". O Estado das Alagoas é um devedor por excelência ao Brasil quando o elege por várias vezes e ainda manda o Collor de lambuja. O Distrito Federal por si só já diz tudo: Roriz, Agnelo, Arruda e agora o Gim. Falando em Gim, até a bebida é ruim. O pobre do Estado do Piauí já incorporou esse qualificativo exatamente por enriquecer as mãos santas de uns poucos e empobrecer cada vez mais o resto.
   Fique de olho, faça a sua parte. Lembre-se desses camaradas, dos seus partidos e de suas "obras" no senado, para dar-lhes outra oportunidade de aprenderem ética: voltar para a escola e para o seio familiar. No Senado não.


Lobão Filho - PMDB-MA

Gim Argello - PTB-DF
Ciro Nogueira - PP-PI


Renam Calheiros - PMDB-AL

Romero Jucá - PMDB-RR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Carteiro e o Defunto - republicação

Em 2 de novembro comemora-se o dia de finados. Percebe-se claramente a contribuição dada pelos antigos cristãos para a formação de novas palavras em um determinado idioma. No nosso caso, o velho Português. Neologismo lexicografado já é indício de que a palavra pode e deve ser utilizada.  Fiz um arrodeio para dizer que a palavra finados vem de fim.  Fim mesmo, visto que os cristãos acreditam em Deus até o momento da morte. Depois disso.....bom, o resto é dúvida. O mais provável, para a maioria dessas pessoas, é que seja realmente o fim. Nos dias de finados lembro-me de Balsas. Nessas lembranças me vem à cabeça os mortos que deixei por lá, enterrados no Cemitério da avenida Catulo, conhecida antigamente pelo apelido de praça dos três “C”, visto concentrar naquela área, em convivência pacífica e ordeira, cabaré, cadeia e cemitério. Diziam que o camarada aprontava no cabaré e logo seria preso pelo Soldado Ribamar Kikiki. Depois de morrer de fome na cadeia o corpo seria levado a

Cracolândia

   Cracolandia! Você já ouviu falar nessa palavra, que em princípio pode até soar bem no ouvido de alguns que colocam o nome de seus filhos como Maurilândia, Orlândia? Já ouviu falar em algum nome assim? Eu ouvi. Afinal, sou nordestino!    Pois é, esse maldito nome vem da junção de “crack” , que não é o caso do atleta acima do normal, não, é a droga mesmo, aquela produzida com a mistura da pior parte da cocaína com bicarbonato de sódio e do sufixo “landia”, que quer dizer cidade, portanto, o significado será “cidade do crack”. Tem coisa pior do que isso? Pois bem esse lugar existe e fica aqui no centro da bela cidade que encanta e desencanta a todos nós: SAMPA. Sabe onde fica Sampa? Caetano Veloso sabe! Pergunte a ele. No cruzamento da São João com a Ipiranga é só seguir o rumo que quiser que você verá a cena mais horripilante que se pode imaginar. Nem Virgílio levaria Dante a lugar de tamanho horror. Acredito que as drogas produzidas na Velha Bota de 1300 d. c. não produziriam ta

Professor Joca Rêgo

Hoje é o dia do professor. Monteiro Lobato afirmou que "um país se faz com homens e livros". Ele estava corretíssimo. No entanto, para dá ênfase à importância desse profissional eu me atrevo a complementar a frase do ilustre criador do Sítio do Pica Pau Amarelo e afirmar com todas as letras que um país se faz com homens, livros e professores.  Sei que é muita pretensão da minha parte acrescentar algo no que já é perfeito. E para homenagear os mestres nada mais justo do que relembrar os que passaram por nossas vidas. Escondida quase no "Rabo da Arraia" (observe o formato do mapa do Maranhão e veja a semelhança com uma arraia),  talvez ocupando mesmo a posição do órgão excretor, Balsas, ainda que pequena e simples possuía os melhores professores do nosso mundo. E não é firula. Na imagem do bloco verifica-se aquele que pode representar todos os outros mestres balsenses: João Joca Rego Costa Junior, mais conhecido como Professor Joca.  O professor Joca en